Universidades da Paraíba suspendem bônus regionais; UEPB mantém benefício

Share

As universidades e institutos federais paraibanos anunciaram que em 2025 deixarão de oferecer o bônus regional de 10% na nota do Enem para estudantes paraibanos, válido para ingresso em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Porém, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) manterá o benefício.

O bônus regional é um acréscimo de 10% na nota final do Enem oferecido aos candidatos que:

  • Residir ou ter concluído o ensino médio na Paraíba;
  • Obtiveram certificado de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) da Paraíba.

Essa política foi adotada por diversas universidades públicas para valorizar os estudantes locais, mas não é cumulativa com outras ações afirmativas, como as cotas.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informou ao g1 que o bônus tinha duração prevista de três anos, conforme Resolução CONSEPE nº 43/2021, e que a decisão de não oferecer mais o benefício seguiu a Nota Técnica nº 364/2024, emitida pelo MEC.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informou que não adotará o bônus estadual no Sisu, assim como a UFPB e a UFCG.

A decisão foi motivada por recomendação do Ministério da Educação (MEC), baseada no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na decisão proferida na Reclamação nº 65.976, que considera o benefício inconstitucional por discriminar candidatos com base na origem.

Por outro lado, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) declarou que continuará aplicando o bônus de 10% aos alunos que concluíram o ensino médio na Paraíba, conforme liminar conquistada no Tribunal de Justiça da Paraíba. A decisão tem como base a Lei Estadual 12.122/2021, considerando a autonomia das instituições estatais para definir seus critérios.

O MEC reforçou que as instituições têm autonomia para decidir sobre políticas afirmativas, mas desaconselhou a utilização do bônus regional no Sisu 2025. O Ministério informa que tem dialogado com as instituições de ensino para estruturar medidas que atendam às especificidades regionais.

Veja também

Posts Relacionados

Artigo Diário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.