Trump afirma que venda do TikTok pode ser vantajosa para a China

Share

Trump acredita que Xi Jinping permitirá a venda da plataforma TikTok

Governo dos EUA exige mudança de controle para permitir funcionamento do aplicativo no país


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que acredita que o líder chinês, Xi Jinping, permitirá a venda do TikTok, plataforma pertencente à empresa ByteDance, caso um comprador norte-americano se apresente.

“Farei com que valha a pena para a China realizar essa venda. Acredito que sim”, afirmou Trump. “Acho que será benéfico para a China concluir esse acordo”, acrescentou.

Apesar de considerar a possibilidade de estender a suspensão da proibição do TikTok nos Estados Unidos, Trump não demonstrou urgência na decisão.

“Tenho 90 dias a partir de cerca de duas semanas atrás, e tenho certeza de que esse prazo pode ser estendido, mas vamos ver. Não acho que seja necessário”, destacou o presidente.

Ele também mencionou que há diversos interessados na aquisição do TikTok e que espera conseguir fechar um acordo em breve.


A aprovação da lei e a suspensão temporária

Em 23 de abril de 2024, o Senado dos Estados Unidos aprovou uma legislação determinando que o TikTok fosse vendido para uma empresa dos EUA ou de países aliados, sob risco de ser completamente banido do território norte-americano.

Veja também:  Meditação e Sons Relaxantes para Dormir Melhor

A ByteDance tentou contestar a decisão na Suprema Corte, mas teve sua ação rejeitada em 17 de janeiro, poucos dias antes do prazo estipulado para a suspensão do serviço no país. Como resultado, o TikTok chegou a ficar temporariamente indisponível para os usuários norte-americanos.

No dia 20 de janeiro, data em que Trump tomou posse, ele assinou uma ação executiva suspendendo o bloqueio do TikTok. Segundo o governo, a medida visa proteger a segurança nacional enquanto se busca uma solução ordenada para a plataforma, evitando um fechamento abrupto de um meio de comunicação amplamente utilizado por milhões de americanos.


O impacto político e a base de eleitores

Trump, que já havia mencionado a importância do TikTok durante sua campanha, também creditou à plataforma um papel fundamental na atração de eleitores mais jovens.

O impacto do TikTok na política americana continua sendo um tema de debate, especialmente em um cenário em que as redes sociais desempenham um papel cada vez mais relevante na mobilização do eleitorado.

Veja também

Posts Relacionados

Artigo Diário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.