O governo da Bahia anuncia ajustes salariais para professores e técnicos em universidades estaduais; Veja o que mudou

Share

O governador de Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, na quinta -feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, ajustes salariais para o ensino e as posições técnicas nas universidades.

  • Os salários de ensino mais altos serão ajustados em 13,83%;
  • Os pagamentos serão feitos em quatro parcelas entre 2025 e 2026, em uma programação escalonada.

Também foi aprovado um projeto que reestrutura a remuneração para os cargos de analista da universidade e técnico universitário. As mudanças incluem:

  • Ajuste salarial escalonado de 6%;
  • Criação de tabelas específicas para regimes semanais de 40 horas.

Os projetos já foram aprovados pela Assembléia Legislativa (ALBA). De acordo com o Secretário de Educação, Rowenna Brito, em 2025 R $ 2,5 bilhões, serão alocados para as universidades estaduais investirem na execução de políticas públicas e manutenção de campi.

Desse montante, de acordo com Rowenna Brito, R $ 1,7 bilhão serão investidos no desenvolvimento de profissionais e em programas de acesso e retenção de estudantes, como Mais Futuro, Partiu Estágio.

“Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFs), estamos construindo uma unidade escolar para servir os filhos de estudantes e trabalhadores universitários”, afirmou.

Histórico de ajuste

👉 Em 2024, o governo do estado concedeu aos funcionários da Bahia um ajuste linear de 4%, 2% dos quais foi retroativo a maio daquele ano e pagou em junho e outros 2% aplicados à folha de pagamento de setembro de 2024.

👉 Além do ajuste de 4% para todos os trabalhadores da administração direta e indireta, um ajuste complementar de 2,86% foi aprovado para carreiras com um salário básico abaixo do salário mínimo, que afetou a folha de pagamento de setembro passado.

Veja também:  Samsung vs Xiaomi: Qual é o Melhor Celular Para Quem Não Quer Gastar Muito?

👉 Esse ajuste complementar de 2,86% totalizou um aumento de 6,97% para categorias que tinham um salário básico inicial abaixo do mínimo, abrangendo carreiras de ensino superior (técnicos, analistas e professores).

👉 Na época, um ajuste complementar de 1,59% também foi aprovado, retroativo a fevereiro do mesmo ano, para funcionários da educação básica.

👉 Em 2023, mais de 500 professores das quatro universidades estaduais receberam promoções após uma revisão da tabela de vagas de carreira. Naquele ano, os ganhos médios variaram de R $ 7,83% a 9,69%.

👉 Os professores universitários também tiveram um ajuste complementar de 2,53% e com aumentos de 0,73% a 2,52%, devido à recomposição das lacunas (variações percentuais) entre as classes na carreira de ensino superior.

👉 Os professores do ensino superior também receberam a conversão da licença de bônus em uma vantagem financeira (dinheiro). Além disso, como todas as carreiras diretas e indiretas da administração, eles tiveram um ajuste linear de 4%, retroativo a fevereiro de 2023.

Technicians e analistas universitários também receberam na época, além do ajuste de 4%, um aumento de 2,53% e também foram garantidos, através do conjunto de projetos de lei aprovados por Alba, a nova tabela de vagas.

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista a vídeos de G1 e TV Bahia 💻

Veja também

Posts Relacionados

Artigo Diário
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.