Na MA-278, que liga os municípios de São Francisco do Maranhão e Barão do Grajaúimagens enviadas por moradores mostram que a força da água rompeu a rodovia, dificultando a passagem de motoristas e moradores locais (assista ao vídeo acima).
Parte da MA-278 rompe no interior do Maranhão — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou que tomou conhecimento do problema e enviou uma equipe de engenharia ao local e contatou a empresa responsável pela manutenção regional para iniciar os serviços necessários, garantindo assim segurança e acessibilidade ao população. da região.
Em códigoas enchentes na Rua Padre Cícero trouxeram à tona reclamações sobre problemas antigos que ainda não foram resolvidos. As fortes chuvas também revelaram fissuras numa praça recém-construída em 2024, evidenciando a falta de reparações adequadas. A Defesa Civil já monitora quatro áreas críticas da cidade, onde as enchentes do rio Itapecuru costumam deixar famílias desabrigadas.
Defesa Civil monitora áreas de risco em Codó
Em Balsaso transbordamento do Rio Maravilha tem causado dificuldades para moradores de cinco vilas e de diversas fazendas e sítios, que agora precisam desviar para ter acesso à cidade. As fortes chuvas que atingiram a região Sul do estado nos últimos dias elevaram o nível do rio, inundando suas margens e comprometendo o acesso à zona rural.
A ponte de madeira, única opção de travessia dos moradores, ficou totalmente submersa. Com isso, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) isolou a área e alerta quem tenta atravessar, pois a travessia se tornou perigosa.
Os moradores agora enfrentam uma viagem de 20 quilômetros pela vila de São Cardoso para chegar à cidade. As autoridades monitoram a situação nos rios Maravilha e Balsas para evitar novos problemas, enquanto a prefeitura de Balsas desenvolve um projeto para construir um novo aterro que garanta maior segurança no acesso à ponte de cimento sobre o Rio Maravilha.
Em relação aos problemas apresentados nos municípios citados na matéria, a prefeitura de Balsas informou ao g1que acompanha de perto as dificuldades causadas pelas chuvas e desenvolve um projeto para construir um novo aterro que proporcionará acesso seguro às pontes de cimento do Rio Maravilha.
Pontes são danificadas e moradores enfrentam desvios na zona rural de Balsas
Chuva está prevista em todo o Maranhão
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Maranhão — Foto: Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Maranhão. Os alertas têm diferentes graus de gravidade e valem até as 10h desta terça-feira (14).
O primeiro alerta é amarelo, indicando perigo potencial de chuva forte. Nos municípios sob este aviso, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 quilómetros por hora. Segundo o Inmet, há baixo risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O segundo alerta é laranja, com maior grau de gravidade, indicando perigo. Nas zonas sob este aviso, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, bem como ventos de 60 a 100 quilómetros por hora. Neste caso, existe o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações do Inmet
- Evite abrigar-se debaixo de árvores, pois existe um pequeno risco de queda de galhos e descargas elétricas.
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas publicitárias.
- Evite usar dispositivos eletrônicos conectados à tomada.
- Evite estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas publicitárias.
- Desligue os aparelhos elétricos e, se possível, a alimentação geral.
Em casos de emergência, mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil, pelo telefone 199, e no Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.