O governador de Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, na quinta -feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, ajustes salariais para o ensino e as posições técnicas nas universidades.
- Os salários de ensino mais altos serão ajustados em 13,83%;
- Os pagamentos serão feitos em quatro parcelas entre 2025 e 2026, em uma programação escalonada.
Também foi aprovado um projeto que reestrutura a remuneração para os cargos de analista da universidade e técnico universitário. As mudanças incluem:
- Ajuste salarial escalonado de 6%;
- Criação de tabelas específicas para regimes semanais de 40 horas.
Os projetos já foram aprovados pela Assembléia Legislativa (ALBA). De acordo com o Secretário de Educação, Rowenna Brito, em 2025 R $ 2,5 bilhões, serão alocados para as universidades estaduais investirem na execução de políticas públicas e manutenção de campi.
Desse montante, de acordo com Rowenna Brito, R $ 1,7 bilhão serão investidos no desenvolvimento de profissionais e em programas de acesso e retenção de estudantes, como Mais Futuro, Partiu Estágio.
“Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFs), estamos construindo uma unidade escolar para servir os filhos de estudantes e trabalhadores universitários”, afirmou.
Histórico de ajuste
👉 Em 2024, o governo do estado concedeu aos funcionários da Bahia um ajuste linear de 4%, 2% dos quais foi retroativo a maio daquele ano e pagou em junho e outros 2% aplicados à folha de pagamento de setembro de 2024.
👉 Além do ajuste de 4% para todos os trabalhadores da administração direta e indireta, um ajuste complementar de 2,86% foi aprovado para carreiras com um salário básico abaixo do salário mínimo, que afetou a folha de pagamento de setembro passado.
👉 Esse ajuste complementar de 2,86% totalizou um aumento de 6,97% para categorias que tinham um salário básico inicial abaixo do mínimo, abrangendo carreiras de ensino superior (técnicos, analistas e professores).
👉 Na época, um ajuste complementar de 1,59% também foi aprovado, retroativo a fevereiro do mesmo ano, para funcionários da educação básica.
👉 Em 2023, mais de 500 professores das quatro universidades estaduais receberam promoções após uma revisão da tabela de vagas de carreira. Naquele ano, os ganhos médios variaram de R $ 7,83% a 9,69%.
👉 Os professores universitários também tiveram um ajuste complementar de 2,53% e com aumentos de 0,73% a 2,52%, devido à recomposição das lacunas (variações percentuais) entre as classes na carreira de ensino superior.
👉 Os professores do ensino superior também receberam a conversão da licença de bônus em uma vantagem financeira (dinheiro). Além disso, como todas as carreiras diretas e indiretas da administração, eles tiveram um ajuste linear de 4%, retroativo a fevereiro de 2023.
Technicians e analistas universitários também receberam na época, além do ajuste de 4%, um aumento de 2,53% e também foram garantidos, através do conjunto de projetos de lei aprovados por Alba, a nova tabela de vagas.
Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.